Quem nunca aproveitou uma sombra ou fez um piquenique embaixo de uma árvore?
Imprescindíveis para a vida terrestre, as árvores desempenham um papel essencial na conservação de ecossistemas, biomas e no abrigo de toda a nossa biodiversidade.
São responsáveis por proteger os solos e nascentes da luz solar, realizar a manutenção do ar e da umidade, além de servirem como fonte de alimento e abrigo para diversas espécies de animais.
Contudo, temos acompanhado de perto as consequências da exploração humana, que por meio do desmatamento e das queimadas, impactam o equilíbrio de ecossistemas, levando muitos animais à extinção e à uma série de problemas ambientais.
Neste contexto, o dia 21 de setembro foi escolhido para celebrar O Dia da Árvore, data responsável por ressaltar a importância da conservação do meio ambiente e da natureza.
Diversos projetos, escolas e empresas aproveitam a data para realizar a distribuição de mudas nativas, como o Jequitibá-rosa, que além de uma das maiores árvores brasileiras é símbolo do estado do Espírito Santo.
Por meio do incentivo à atitudes mais conscientes e de ações de educação ambiental, ainda temos uma chance de propagarmos a importância de nosso bem mais precioso: a natureza.