O diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) Filipe Sampaio participou como palestrante do XXXIII Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (CONIRD), que acontece em Petrolina (PE) de 1º a 4 de outubro. Realizado pela Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), em parceria com o Grupo de Estudos em Ecofisiologia e Estresse de plantas (GEESP), o evento busca promover o debate e compartilhamento de temas voltados para a agricultura irrigada brasileira, além de fomentar a educação e estimular a inovação, o conhecimento e transferência de tecnologia, o consumo consciente de recursos e boas práticas de sustentabilidade na irrigação.
O diretor Filipe Sampaio compôs a Mesa Redonda que tratou do tema “Parcerias Público-Privadas (PPPs) e inovação na agricultura irrigada. Durante a sua apresentação, ele pôde falar do papel da ANA nas suas diversas competências institucionais, ressaltando a atribuição da Agência na regulação das concessões dos projetos públicos de irrigação. Na ocasião, o diretor pôde mostrar para o público presente, composto majoritariamente por representantes do governo, irrigantes e associações, que a ANA está estudando e construindo o arcabouço regulatório necessário para uma regulação adequada desses projetos.
“Estar aqui hoje é uma oportunidade para chamar a atenção dos atores diretamente envolvidos na busca por uma inovação na agricultura irrigada (irrigantes, governo, associações) para que eles possam participar ativamente dos processos regulatórios, buscando mais efetividade nos resultados”, alertou o diretor.
Durante sua palestra, Filipe Sampaio pôde também debater com a audiência sobre a importância de ações de comunicação voltadas para a racionalização do uso de água e aumento da eficiência dos equipamentos utilizados na irrigação. Além disso, ele ressaltou a relevância da construção de barragens para garantia da segurança hídrica no País.
Além do diretor Filipe Sampaio, compuseram a Mesa Redonda de tema Parcerias Público-Privadas (PPPs) e inovação na agricultura irrigada, o secretário Nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Serra Seca Vieira, a diretora de Irrigação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), além do moderador Silvio Carlos Ribeiro Vieira Lima, presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem.