O Ibama emitiu na última quarta-feira (03/07) a Licença Prévia (LP) nº 609/2019 para a Fase 2 de ampliação do Sistema de Produção de Petróleo no Campo de Peregrino, na Bacia de Campos, litoral norte do Rio de Janeiro. O projeto prevê a instalação de uma terceira plataforma fixa, que permitirá perfurar novos poços e ampliar a produção da jazida em cerca de 270 milhões de barris em reservas recuperáveis.
Também está prevista a instalação de um trecho de gasoduto que irá fornecer gás ao empreendimento para geração de energia. O objetivo é reduzir o consumo de diesel e as emissões atmosféricas.
A análise de viabilidade ambiental do empreendimento foi concluída 9 meses após a apresentação pela empresa do Estudo/Relatório de Impacto (EIA/Rima), protocolado no Ibama em outubro de 2018.
Os programas ambientais listados na LP n° 609/2019 estabelecem, entre outras exigências, monitoramento de impactos de plataformas e embarcações sobre a avifauna; prevenção e controle de espécies exóticas; monitoramento de cetáceos; monitoramento de fluidos e cascalhos; Plano de Proteção a Fauna Oleada; e Projeto de Educação Ambiental (PEA).
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados: