Austrália comemora a marca de um milhão de residências com painéis fotovoltaicos
O governo australiano afirmou que em março o país chegou a 1.000.643 residências com instalações fotovoltaicas, o que significa que pelo menos 2,5 milhões de australianos já se beneficiam da microgeração de energia limpa.
“É espantoso. Ainda mais quando pensamos que há apenas cinco anos eram somente 20 mil sistemas instalados”, declarou David Green, presidente do Conselho de Energia Limpa, associação que representa mais de 600 empresas australianas.
A Austrália possui uma das mais ambiciosas políticas de incentivo à microgeração do planeta, o Esquema de Energias Renováveis de Pequena Escala (Small-scale Renewable Energy Scheme). O mecanismo fornece incentivo financeiro para quem deseja instalar alguma forma de geração limpa de energia em sua residência.
“Nos últimos anos a energia solar foi entusiasticamente abraçada por diversas partes do país. Hoje a indústria solar emprega mais de oito mil pessoas e atrai bilhões de dólares em investimentos para a Austrália”, disse Green.
A microgeração é parte importante dos planos do governo para alcançar a meta de ter 20% de sua matriz formada por fontes renováveis até 2020. A Austrália é a maior exportadora de carvão do planeta e tem sua geração de energia baseada nesse combustível fóssil.
O Brasil lançou recentemente um esquema de incentivo semelhante ao australiano. Em abril de 2012, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou as regras do Sistema de Compensação de Energia, que permite ao consumidor instalar pequenos geradores e injetar energia na rede em troca de créditos