• 15 de março de 2019
  • JORNAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
  • 770

Capacitações voltadas para emergências ambientais

Os desastres naturais e tecnológicos, além dos danos materiais e humanos que são capazes de provocar, sempre expõem as falhas durante o gerenciamento dos riscos e a forma como nos preparamos para essas situações.

Eventos recentes demonstram o risco crescente à integridade do meio ambiente, associado ao aumento da produção industrial e ao processo de expansão urbana, Audemars Piguet Replica Watches o que contribui para uma maior exposição da população humana, agravando significativamente as consequências decorrentes de acidentes. Além disso, a falta de centros especializados e suporte para a preparação dos agentes envolvidos direta ou indiretamente na gestão e resposta à emergência, potencializa o risco representado pelo cenário bem como dificulta a tomada de ações efetivas para a minimização dos impactos causados.

Preparar, capacitar, integrar e otimizar os sistemas de atendimento de emergência com produtos químicos perigosos torna-se um desafio nos dias atuais, considerando ainda a atuação conjunta dos órgãos públicos e privados.

Assim, torna-se imprescindível a capacitação técnica dos agentes, voltada à prevenção, ao controle e à resposta rápida a situações emergenciais envolvendo produtos químicos perigosos. Neste sentido, é necessário o desenvolvimento de ações de capacitação integradas entre agentes públicos e privados que atuem direta e indiretamente nesses acidentes, visando a adoção das melhores soluções para prevenir a ocorrência de acidentes e emergências ambientais com produtos químicos perigosos, bem como para o pronto atendimento a essas situações uma vez que ocorram minimizando os riscos ao meio ambiente e à comunidade exposta

Neste sentido, as capacitações realizadas em centros de treinamentos especializados, fornecem aos participantes conhecimentos técnicos e práticos que lhes permitam desenvolver ações defensivas e preventivas em decorrência de emergências com produtos químicos e perigosos, incluindo as técnicas de avaliação e monitoramento.

Treinamentos em ambientes seguros e controlados e que apresentam cenários em escala real, possibilitam aos agentes desenvolver as habilidades e competências previstas nos protocolos de resposta a emergências. 

A National Fire Protection Association (NFPA), entidade norte americana, apresenta em sua norma NFPA 472 o padrão de competências previstas para os atendentes de emergências envolvendo produtos perigosos (HAZMAT) e   incidentes com armas químicas. Trata-se da mais importante normativa que trata do assunto, sendo esse protocolo adotado internacionalmente. 

O comitê técnico da NFPA 472 é formado por especialistas na área de resposta a emergências, sendo que dentre os membros, temos o chileno Jorge Carrasco e o brasileiro Marcel Borlenghi, Diretores da Ambipar Response.

Jorge Carrasco destaca que a importância da realização de treinamentos na modalidade hands on, onde o atendente tenha a possibilidade de trabalhar com químicos vivos, bem como a experiência de instrutores com vivência em emergências reais, para a formação de especialistas em prevenção e controle de emergências.



A formação acadêmica de profissionais especializados em emergências químicas e ambientais é um outro desafio. Atualmente os programas de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior, praticamente não abordam ou não consideram em sua grade os cenários emergenciais, que representam as necessidades do mercado. Dessa forma, os profissionais quando formados devem ser novamente treinados nas áreas de prevenção e controle de emergências, pois não tiveram este conhecimento disseminado no período da academia. 

Associar os conhecimentos que são ministrados em cursos livres nacionais e internacionais, trazendo para a realidade acadêmica cobriria os aspectos técnicos habituais associados à formação técnica, além da possibilidade de transferir a experiência prática do corpo docente, através da realização de atividades práticas em centros de treinamentos especializados.

A Ambipar Response, através de sua unidade de ensino Ambipar University, inicia em seu Centro de Treinamento Multimodal em Nova Odessa/SP o projeto da Faculdade Ambipar com a oferta de cursos de graduação e pós graduação reconhecidos pelo MEC. Trata-se do mais importante Centro de Treinamento para emergências de toda a América Latina, com uma área de 25.000m², contando com salas da aula, auditório, laboratório, biblioteca, simuladores e os cenários em escala real para prática de atividades de resposta a emergências sejam elas em rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, corpos hídricos e na indústria.   



 



 


Empresas contempladas