• 08 de novembro de 2011
  • JORNAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
  • 1203

Christiane Torloni cobra de Senadores o desmatamento zero na Amazônia

Durante sua entrevista neste domingo, após falar de seu personagem na novela das oito, a atriz pediu a palavra ao apresentador e chamou a atenção para a importância do momento pelo qual está passando o país, em função da votação do novo código florestal. Christiane estava vestida com a blusa do Movimento Amazônia para Sempre, que mobilizou a sociedade brasileira e conseguiu reunir mais de um milhão e duzentas mil assinaturas pedindo o fim do desmatamento na Amazônia, entregues no Senado durante vigília realizada em defesa da floresta, em maio de 2009.

Convidando o público a se envolver com a questão, pediu para que as pessoas entrassem no site do Senado e buscassem participar da discussão, citando que até o momento 84% dos internautas são a favor do desmatamento zero na Amazônia. A atriz, que na novela representa uma mulher com transtorno bipolar, se mostrou muito sensata na vida real, cobrando dos parlamentares o compromisso assumido na campanha do movimento Amazônia para Sempre, citando o nome dos ex governadores e atuais senadores Aécio Neves, Eduardo Braga e Jorge Viana, que assinaram o manifesto recebido pelo Senado e entregue ao Presidente Lula em 2009. Jorge Viana será o relator do novo código florestal na Comissão de Meio Ambiente, a derradeira a apreciar o projeto de lei antes da votação na plenária, o que deverá ocorrer a partir desta quarta feita. A votação final do texto do novo código no Senado está prevista para o dia 22 deste mês.

De forma inteligente, Christiane emendou lembrando a tragédia do início do ano ocorrida nas serras do Rio de Janeiro, fazendo com que o público relacionasse a questão do meio ambiente com o clima, qualidade de vida e segurança. Falou também sobre a questão das APPS, sobre as vidas perdidas na tragédia do Rio e dos riscos das pessoas ocuparem estas áreas, entre outros assuntos que estão em discussão no texto do novo código florestal. Ao finalizar, chamou novamente a atenção do público para a responsabilidade com relação à floresta amazônica e ao clima no planeta:

- "Peço a vocês que nos vêem que estejam presentes neste momento. O código florestal pode ser, para o Brasil, a nossa diferença neste planeta. Nós temos a floresta Amazônica, a ultima floresta tropical do planeta. Somos responsáveis pelo clima deste planeta, nos comprometemos internacionalmente, que nós manteríamos o desmatamento zero, e agora começamos a ver jogos por baixo da mesa.Vamos ser firmes, vamos ser brasileiros, por que nós moramos em um país único no mundo, que tem o nome de uma árvore, o Brasil."

Após passar ao vivo sua mensagem ao público e aos senadores, a quantidade de votos na enquete sobre o desmatamento zero na Amazônia disparou no site do senado, praticamente dobrando em menos de três horas após a fala da artista e ativista ambiental.

O resultado da enquete, formulada sobre emenda apresentada pelo Senador Valdir Raupp (PMDB) a partir de sugestão da Associação Preserve Amazônia à Secretaria de Pesquisa e Opinião Pública do Senado, poderá ser decisivo para a tomada de decisão dos parlamentares. Confirmados os resultados preliminares, que apontam ampla maioria a favor da emenda, crescem as chances de aprovação da mesma: a expectativa é de que os senadores que ainda estão indecisos se sensibilizem com o resultado da enquete, que ficará no ar até o dia 15/11, e pode ser encontrada bem no meio da página principal do site do senado, www.senado.gov.br.

Empresas contempladas