Ministro Sarney Filho e Grupo de Trabalho da Soja anunciam, nesta quarta-feira (10/01), resultados do monitoramento no bioma Amazônia.
O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e o Grupo de Trabalho da Soja (GTS) anunciam nesta quarta-feira (10/01), às 10 horas, em Brasília, os resultados do monitoramento por imagens de satélite dos plantios de soja no bioma Amazônia na safra 2016/ 2017.
O GTS é integrado pelo setor privado (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e Associação Nacional de Exportadores de Cereais (Anec), pela sociedade civil (Greenpeace, Imaflora, Ipam, TNC, Earth Innovation, WWF-Brasil) e pelo governo (MMA e Banco do Brasil).
A moratória da soja, que existe há 11 anos, é uma iniciativa pioneira reconhecida nacional e internacionalmente por sua eficácia no combate ao desflorestamento associado à produção de soja no bioma Amazônia. Trata-se de um compromisso de não aquisição nem financiamento da soja cultivada em áreas desmatadas do bioma a partir de julho de 2008, data de referência adotada após a vigência do Código Florestal.