Padrões extremos de temperatura têm levado à perda de plantações e propriedade; maioria de incidentes é ligada a desastres naturais; situação causa crise de fome para grande parte dos haitianos que vivem no norte do país. O Programa Mundial de Alimentos, PMA, está ajudando o Haiti a construir ações para evitar e responder a consequências de desastres naturais no país.*
No norte da ilha caribenha, onde os haitianos são afetados por perdas de colheitas e outras consequências de temperaturas extremas, a agência da ONU decidiu reforçar projetos de resiliência ao clima.
Dados
Com os incidentes, muitos agricultores que vivem nessa área estão perdendo plantações e propriedades. E ainda mais grave, a grande maioria da população rural está enfrentando uma crise de fome.
Os dados são do IPC, ou Fase de Classificação da Segurança Alimentar Integrada. A entidade oferece uma visão panorâmica do nível de subnutrição no Haiti.
O programa é executado pelo PMA, pelo Governo do Haiti e parceiros, que têm apoiado pequenos produtores rurais na região a se recuperarem de um ciclo de secas e cheias. Muitos haitianos foram pagos para atuar em projetos semelhantes em suas comunidades.