Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação
A sétima edição de um dos mais importantes eventos sobre conservação da natureza na América Latina acontecerá em Natal (RN).
A sétima edição do Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) acontecerá de 23 a 27 de setembro de 2012, no Centro de Convenções de Natal, na capital do Rio Grande do Norte. O CBUC é um dos mais importantes eventos sobre conservação da natureza na América Latina e nesta edição terá como tema “Áreas protegidas: um oceano de riquezas e biodiversidade”. O evento é organizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
O VII CBUC irá debater a contribuição das unidades de conservação para o desenvolvimento econômico da sociedade, focando especialmente nas áreas marinhas e oceânicas. As linhas temáticas do congresso são: biodiversidade e desenvolvimento econômico; mudanças climáticas globais e a redução da diversidade biológica; estratégias e modelos de gestão de áreas protegidas; e, consolidação dos sistemas de áreas protegidas.
Paralelamente ao VII CBUC, acontecerá o III Simpósio Internacional de Conservação da Natureza, que contará com a participação de alguns dos maiores especialistas do mundo na temática conservacionista.
“O CBUC e o Simpósio propiciam ainda o encontro desses diversos profissionais que trabalham com áreas naturais protegidas, fortalecendo os laços institucionais e possibilitando reuniões de trabalho sobre os mais variados assuntos relacionados à temática do Congresso”, diz a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes.
Cerca de dois mil participantes são esperados para o evento, entre cientistas e técnicos ligados a órgãos governamentais, instituições de ensino e pesquisa.
A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza promove periodicamente o Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. A primeira edição aconteceu em 1997 em Curitiba (PR); em 2000 foi realizada em Campo Grande (MS); em 2002 em Fortaleza (CE); em 2004 em Curitiba (PR); em 2007 em Foz do Iguaçu (PR); e, em 2009, aconteceu novamente em Curitiba (PR).