Em relatório lançado para marcar o Dia Mundial da Água, agência prevê alta anual de 1% no uso da água pelas próximas três décadas; recurso natural responsável por 99% da água doce da Terra é geralmente desvalorizado.
No Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira, 22 de março, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, sublinha a importância dos lençóis freáticos. Os tipos de reserva produzem 99% da água doce do planeta Terra. Mas a agência lembra que este recurso natural é muitas vezes “mal compreendido e desvalorizado”, sendo também “mal gerido e abusado”, na última edição do Relatório Mundial do Desenvolvimento da Água das Nações Unidas.
Para a Unesco, é o momento de aproveitar todo o potencial dos lençóis freáticos e manejá-los de forma sustentável.
Limitações pela mudança climática
https://www.youtube.com/watch?v=DOugVebA8bc
Pelas projeções da agência, o uso da água deverá crescer 1% por ano pelos próximos 30 anos. Com isso, a dependência nos lençóis freáticos deverá subir, uma vez que a água disponível nas superfícies está cada vez mais limitada devido à mudança climática.
Os autores do relatório pedem aos países para se comprometerem com o desenvolvimento do manejo dos lençóis freáticos e com políticas de governança para tratar de futuras crises de água.
Atualmente, os lençóis freáticos fornecem metade do volume de água extraído para uso doméstico, incluindo água potável para a maioria da população rural que não têm acesso a sistemas públicos ou privados de abastecimento.