• 07 de novembro de 2011
  • JORNAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
  • 1026

Estados Unidos inaugura sua primeira rota comercial aérea movida a biocombustível

Vai decolar de Houston com destino a Chicago nesta segunda-feira (7) um Boeing 737-800 da United Airlines abastecido apenas por um biocombustível. Será o primeiro voo comercial da história dos Estados Unidos realizado com essa tecnologia.

Produzido pela Solazyme, o biocombustível adotado pela United foi batizado de Sojajet e é obtido com resíduos vegetais agrícolas. Segundo a empresa, o combustível, que ainda leva em sua mistura 60% de petróleo, emite 93% menos gases do efeito estufa.

Também nessa semana, a Alaska Airlines começará a voar comercialmente de Seattle para Washington e Portland utilizando um biocombustível fabricado a partir de óleo de cozinha. A tecnologia foi desenvolvida pela empresa holandesa SkyNRG.

De acordo com a Alaska Airlines, se a companhia utilizar o biocombustível em todos os seus voos, isto resultaria em uma redução de emissões equivalente a tirar 64 mil carros das ruas.

“Esta é uma semana histórica para a aviação norte-americana. Em breve poderemos estar voando de uma forma mais limpa e gerando empregos em uma nova e vibrante indústria. O que precisamos agora são garantias de que haverá a oferta constante de biocombustíveis. Se as empresas produzirem, nós compraremos”, afirmou Bill Ayer, presidente da Alaska Airlines.



Empresas contempladas