Futebol e meio ambiente, uma receita sustentável
A emoção do gol pode ajudar não apenas a vencer, mas também a apoiar causas ambientais nas principais cidades que hospedam jogos do Campeonato Paulista de 2013.
Na marca de 43 minutos do primeiro tempo do jogo, o time do Corinthians pode abrir o placar. O Palmeiras precisa da vitória. O camisa 9 do Corinthians já está posicionado na área e é derrubado. É pênalti! Faz festa a torcida alvinegra. Fica no centro do gol o goleiro. Partiu para cobrança Emerson com a bola para a esquerda, tocou, é gol. Gol do Corinthians!
A hora do gol é um espetáculo que faz muitos torcedores vibrarem nas partidas de futebol. Aproveitar esta emoção para engajar torcedores em uma boa causa, em prol da educação ambiental, é a principal proposta do programa Ecotorcedor, que prevê a distribuição de cem mil cartilhas educativas, o plantio de no mínimo 20 mil árvores em cada uma das cidades-sede do Campeonato Paulista de 2013 da Série A1, a coleta de resíduos sólidos nos ecopontos instalados em um dos jogos de cada rodada do primeiro turno da competição, e ainda a arrecadação de roupas e alimentos que serão doados a instituições sociais.
O programa Ecotorcedor foi lançado oficialmente nessa quinta-feira (17), no Museu do Futebol, em São Paulo, e conta com o apoio institucional da Federação Paulista de Futebol e patrocínio da Tetra Pak. Os torcedores participam pela internet, em páginas do Facebook, e esta interação rende pontos para concorrer a prêmios. Também rende pontos descartar os recicláveis nos ecopontos dos estádios.
No final do campeonato, os onze torcedores que mais acumularem pontos nas ações do programa formarão a Seleção Sustentável e serão premiados com tablets, smartphones, tevês, videogames, notebooks, bicicletas, entre outros.
Lívio Giosa, vice-presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e membro do Comitê de Sustentabilidade da Copa do Mundo 2014, é o responsável por esta ideia. Segundo ele, este é o melhor momento para se falar de sustentabilidade com o público torcedor. “O que estamos propondo é um trabalho de conscientização e participação da sociedade paulista nas questões de sustentabilidade, por meio de uma grande paixão, que é o futebol. O que vale é a causa, a causa é percebida, já está muito clara e então chegou o momento. E eu acho que o futebol pode ser um grande ativador”, afirmou.
O Ecotorcedor iniciará suas ações neste domingo, no jogo entre Paulista de Jundiaí e Corinthians, válido pelo Paulistão Chevrolet 2013. De acordo com Lívio, as interações acontecerão em todas as cidades e envolverão os 20 clubes da elite do futebol paulista.
Cada cidade terá O Dia do Plantio, que consiste em convidar a população para participar da ação, assim como jogadores dos clubes locais. “Os prefeitos vão ser chamados a plantar bosques urbanos, para compensar emissões de carbono para a cidade”, garantiu Lívio.
O Ecotorcedor – Futebol Paulista Sustentável tem ainda o apoio da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, e da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação do Município de São Paulo.
Para se tornar um Ecotorcedor, o primeiro passo é mudar suas atitudes e comportamentos, praticando ações que emitam menos gases-estufa causadores do aquecimento da Terra. É preciso também compensar as emissões dos gases por meio do plantio permanente de árvores.
Confira na íntegra as ações do programa Ecotorcedor
Ações práticas
Coleta de resíduos sólidos – Entre as principais contribuições do Programa Ecotorcedor – Futebol Paulista Sustentável está a instalação de ecopontos para a coleta de resíduos nos estádios.
Distribuição de cartilhas – Nos ecopontos haverá a distribuição de cem mil cartilhas educativas, que têm o objetivo de sensibilizar os torcedores sobre práticas sustentáveis.
Plantio de bosques urbanos – Outra grande iniciativa do projeto será o incentivo ao plantio de bosques urbanos em áreas especialmente identificadas nas respectivas cidades-sede. Cada município terá a responsabilidade de plantar árvores para iniciar seu bosque junto com os torcedores, que poderão acumular pontos ao participar do Dia do Plantio.
Doação de roupas, alimentos e brinquedos – As prefeituras e os clubes serão incentivados a promoverem a arrecadação de roupas, alimentos não perecíveis e brinquedos para distribuição entre instituições e entidades locais de assistência social. A entrega destes recursos, no Dia das Doações, também valerá pontos para o programa Ecotorcedor – Futebol Paulista Sustentável.
Fanáticos – Os 32 torcedores, que comprovadamente tiverem maior assiduidade nos jogos do primeiro turno, participarão de uma tarde de jogos festivos em um dos estádios oficiais do Campeonato Paulista 2013, além de receberem prêmios e uniformes estilizados de acordo com seu time de coração.
Ações virtuais
Seleção sustentável – Os onze torcedores que mais acumularem pontos nas ações do programa formarão a Seleção Sustentável e serão premiados com tablet, smartphone, tevê, videogames, notebooks, kits ecotorcedor e bicicletas. Receberão também troféu e medalhas Tetra Pak, compostos de material reciclado.
Escola sustentável – Adolescentes a partir dos treze anos poderão participar livremente do programa Ecotorcedor – Futebol Paulista Sustentável, e serão estimulados por meio de campanhas nas redes de ensino a produzir vídeos sobre sustentabilidade. Os dez vídeos publicados na fan page do programa que forem mais “curtidos” serão premiados, após análise da comissão julgadora, com kits dos patrocinadores e camisas oficiais dos clubes.
Ecopa – Os dezesseis primeiros colocados das seis torcidas que mais pontuarem no ranking geral do programa representarão o seu time do coração na Ecopa – torneio a ser realizado em um dos estádios oficiais do Campeonato Paulista, onde receberão uniformes estilizados do seu time do coração e kits com produtos dos patrocinadores.
Bolão ecotorcedor – Os torcedores poderão acumular pontos e ganhar brindes exclusivos a cada rodada do Campeonato ao arriscar palpites sobre os resultados dos jogos por meio do aplicativo Bolão Ecotorcedor, disponível na fan page do programa Ecotorcedor – Futebol Paulista Sustentável.
Quiz ecotorcedor – Por meio deste aplicativo, que também estará disponível na fan page do programa, o ecotorcedor deve responder a questões sobre a história do Campeonato Paulista, sustentabilidade e meio ambiente, valendo pontos para a classificação geral e participação no sorteio de brindes exclusivos. (Envolverde)