O aniversário é no dia 22 de fevereiro, mas a homenagem ocorreu nesta sexta-feira (21), na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Em paralelo, as 26 superintendências do Ibama nos estados realizaram homenagens à data, com palestras, distribuições de sementes de árvores, plantios, inaugurações de laboratórios de Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas), entre outros.
O evento, que foi transmitido ao vivo pela internet, contou com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho; do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires; do diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Garo Batimanian; da secretária-executiva adjunta do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Anna Flávia Franco; e do diretor-presidente da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do PECMA (Ascema Nacional), Cleberson Carneiro Zavaski.
O presidente do Ibama citou, durante a cerimônia, o trabalho contínuo dos servidores para atender, com responsabilidade, os desafios de entrega de cada área do Instituto, passando pela qualidade ambiental, licenciamento, proteção ambiental, fauna e biodiversidade. Rodrigo Agostinho lembrou, ainda, do desafio das operações no combate ao desmatamento e aos incêndios florestais nos últimos dois anos. “A gente baixou muito o desmatamento, mas sabemos que os números ainda são altos, principalmente em terras indígenas. Foram mais de 1.068 ações em terras indígenas realizadas pelo Ibama”, afirmou.
A ministra Marina Silva lembrou que na juventude, ainda quando morava na Amazônia, ela e outros defensores da floresta, como Chico Mendes,
resistiam, lutando contra aqueles que derrubavam a floresta. “Hoje, quem vai para o empate, quem impede o desmatamento, é o Ibama”, afirmou.
Agostinho lembrou ainda que, para fortalecer o Ibama, é necessário contar com mais servidores. “O concurso público do Ibama, que será realizado nos próximos meses, trará ‘fôlego’ à instituição, que carece de profissionais em várias áreas. Esse é um importante momento para a instituição”.
Exposições, assinaturas de acordos, inauguração e plantio de árvores
A cerimônia no auditório do Ibama foi apenas uma parte do evento em homenagem aos 36 anos da autarquia. Uma exposição com equipamentos utilizados pelos brigadistas do Prevfogo nos combates aos incêndios florestais, como os veículos utilitários multitarefas (UTVs), barcos, sopradores e outros objetos foram expostos no estacionamento da sede. Barracas do Prevfogo serviram para expor também os trabalhos da Coordenação de Operações Aéreas (Coaer) do Ibama e do Centro Nacional de Monitoramento e Informações Ambientais (Cenima). O mascote do Prevfogo, o tamanduá-bandeira Labareda, fez questão de acompanhar a ministra Marina Silva pela exposição.
Outro momento de destaque que a ministra acompanhou foi a reinauguração do Centro de Atenção à Saúde do Trabalho do Ibama. O local, que conta com médicos, psicólogos, engenheiro do trabalho, nutricionista, odontólogo, enfermeiros, entre outros profissionais, dará suporte físico e emocional aos servidores do Ibama, inclusive por atendimento virtual, atendendo a todos os profissionais do Instituto.
“Com esse espaço voltado à saúde, reforçamos nosso compromisso com o cuidado, o acolhimento e a promoção da saúde. O Ibama dá um importante passo no compromisso de cuidar do bem-estar do servidor, atendendo não apenas a emergências, mas realizando ações de promoção de saúde”, afirmou Rodrigo Agostinho.
Outro destaque da data foi a assinatura de importantes atos pelo presidente Rodrigo Agostinho, incluindo:
Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio);
Acordo de Cooperação Técnica com o MapBiomas;
Portaria do Programa de Conversão de Multas Ambientais do Ibama 2025, que estabelece diretrizes estratégicas para a conversão de multas ambientais;
Portaria do Programa de Manejo Sustentável do Pirarucu, denominado Programa Arapaima, voltado para a conservação dos ecossistemas de várzea no estado do Amazonas;
Projeto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que visa fortalecer a capacidade institucional para coleta, sistematização e divulgação de informações sobre crimes ambientais;
Acordo de Cooperação Técnica com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), para aprimoramento e otimização de processos administrativos no âmbito do Ibama relacionados a empreendimentos estratégicos.
Para finalizar o dia de comemorações, o presidente Agostinho, acompanhado de servidores, realizou o plantio de árvores na sede do Ibama, reforçando o compromisso da instituição com a recuperação ambiental. Em seguida, ocorreu um passeio guiado com o grupo pelo Bosque do Ibama, permitindo interação e um bate-papo sobre as espécies de árvores que compõem a sede. O plantio de árvores em datas comemorativas é tradição no Instituto.
Parabéns ao Ibama pelos seus 36 anos de dedicação e compromisso com a natureza!