Operação Mata em Pé, deflagrada para coibir crimes ambientais no sul da Bahia, teve etapa concluída nesta sexta-feira (20), com mais de 370 hectares de Mata Atlântica embargados e, também, quatro tratores e uma retroescavadeira apreendidos.
A ação, realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em cooperação com o Ministério Público Estadual, demais órgãos de fiscalização ambiental e polícias especializadas, apurou 35 alertas de desmatamento nos municípios baianos de Belmonte, Santa Luzia, Canavieiras e Una. Os alertas foram emitidos pela Rede Mais Brasil, do Ministério da Justiça, e pelo MapBiomas.
Os tratores e a retroescavadeira foram flagrados em atividade dentro de floresta, em Santa Luzia. O responsável já havia devastado mais de 25 hectares de vegetação e foi multado. “Esses municípios têm atraído agricultores e pecuaristas vindos do Espírito Santo à procura de terras mais baratas para a expansão de suas atividades. O problema é que muitos deles não estão respeitando a legislação ambiental”, explica André Santos, agente ambiental federal da Unidade Técnica do Ibama em Eunápolis (BA).
A vigilância do Ibama e das demais instituições seguirá nos estados onde ocorre a Mata Atlântica. O bioma é protegido pela Lei Federal nº 11.428, de 22 de dezembro de 2006, e por outras legislações. A autorização para supressão de vegetação da Mata Atlântica depende de seu estágio de regeneração.