• 23 de setembro de 2024
  • JORNAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
  • 695

Ibama embarga mais de 370 hectares de Mata Atlântica no sul da Bahia

Operação Mata em Pé, deflagrada para coibir crimes ambientais no sul da Bahia, teve etapa concluída nesta sexta-feira (20), com mais de 370 hectares de Mata Atlântica embargados e, também, quatro tratores e uma retroescavadeira apreendidos.


A ação, realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em cooperação com o Ministério Público Estadual, demais órgãos de fiscalização ambiental e polícias especializadas, apurou 35 alertas de desmatamento nos municípios baianos de Belmonte, Santa Luzia, Canavieiras e Una. Os alertas foram emitidos pela Rede Mais Brasil, do Ministério da Justiça, e pelo MapBiomas.


Os tratores e a retroescavadeira foram flagrados em atividade dentro de floresta, em Santa Luzia. O responsável já havia devastado mais de 25 hectares de vegetação e foi multado. “Esses municípios têm atraído agricultores e pecuaristas vindos do Espírito Santo à procura de terras mais baratas para a expansão de suas atividades. O problema é que muitos deles não estão respeitando a legislação ambiental”, explica André Santos, agente ambiental federal da Unidade Técnica do Ibama em Eunápolis (BA).


A vigilância do Ibama e das demais instituições seguirá nos estados onde ocorre a Mata Atlântica. O bioma é protegido pela Lei Federal nº 11.428, de 22 de dezembro de 2006, e por outras legislações. A autorização para supressão de vegetação da Mata Atlântica depende de seu estágio de regeneração.

Empresas participantes