• 06 de junho de 2017
  • JORNAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
  • 772

Mais 282 mil hectares de áreas protegidas

No Dia Mundial do Meio Ambiente, presidente assina decretos de ampliação de três unidades de conservação e criação de parque nacional.



O presidente da República, Michel Temer, assinou nesta segunda-feira (05/06) Decreto para ampliação de três unidades de conservação federais: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Goiás), Estação Ecológica do Taim (Rio Grande do Sul) e Reserva Biológica União (Rio de Janeiro). Além disso, o governo federal decretou a criação do Parque Nacional dos Campos Ferruginosos (Pará). Com a ampliação, o Brasil passa a contar com mais 282 mil hectares de áreas protegidas no Cerrado, Mata Atlântica, Amazônia e no bioma Marinho Costeiro.



O ato aconteceu no Palácio do Planalto, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, e contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski, além de parlamentares e representantes de vários órgãos e instituições ambientais. 



“As medidas hoje adotadas revelam que o nosso governo tem como um dos seus valores supremos a responsabilidade. Responsabilidade nos domínios fiscal, social, e como podemos ver, também no domínio ambiental. Estamos fortalecendo, significativamente, a preservação da nossa biodiversidade”, ressaltou Michel Temer. 



Atualmente, o Brasil conta com uma área total de mais de 79 milhões de hectares de áreas de preservação ambiental em unidades de conservação federais. O número representa quase 10% de todo o território nacional. 



AÇÕES



Durante a solenidade, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, destacou as ações adotadas pelo governo na área ambiental, no último ano. O ministro falou sobre a importância do Cadastro Ambiental Rural e do Sicar, sistema que faz a gestão do cadastro. “No sistema já foram cadastradas mais de um milhão e meio de nascentes, e temos condições de diagnóstico de cada uma delas, indicando os potenciais de recuperação e manutenção”, informou. 



Sarney Filho também falou sobre o protagonismo do país na questão climática, “com a célere ratificação do Acordo de Paris”, e mencionou a reestruturação do orçamento do ICMBio e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos recursos Naturais Renováveis (Ibama), além do lançamento do plano de concessões de parques nacionais. “Honramos, assim, a responsabilidade, que é coletiva, de garantir o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Damos hoje, mais um passo firme no caminho da sustentabilidade”, finalizou Sarney Filho. 


Empresas contempladas