Estratégia para redução de incêndios envolve campanhas com a comunidade.
A estratégia de 10 anos “Zero Incêndios”, por exemplo, já vem dando resultados: Matosinhos registrou 24 incêndios florestais ano passado, na comparação com 108 casos em 2015.
A cidade portuguesa também realizou mais de 3 mil campanhas de conscientização com as comunidades entre 2009 e 2019. No ano passado, o governo local lançou a iniciativa Matosinhos Casa Segura, onde as pessoas podem aprender, por meio de simulações, riscos de incêndio que surgem com a rotina.
O município também está na fase inicial de colaboração e troca de experiências com cidades no Brasil e também com Díli, capital do Timor-Leste.
Terremotos na Itália
A ONU reconheceu ainda os esforços da província de Potenza, que cobre 100 municípios no sul da Itália, e criou uma rede de coordenação de redução de risco de desastres.
Potenza investiu em campanhas de conscientização pública e em infraestrutura regional, de maneira que o planejamento urbano seja orientado de forma a evitar riscos associados a terremotos.
A região foi uma das afetadas pelo sismo Irpinia, de magnitude 6.6, ocorrido em 1980, impactando 15 mil habitantes.
Os projetos que envolvem segurança territorial e todo o know-how da região italiana podem ser aplicados em outras comunidades ao redor do mundo.