• 06 de fevereiro de 2020
  • JORNAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
  • 892

Nova ferramenta ajuda empresas a adotar medidas para alcançar os ODS

Com 10 anos de prazo para os países cumprirem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), foi lançada uma nova ferramenta online e gratuita de gerenciamento de impacto das empresas globalmente.



Disponível em cinco idiomas, o SDG Action Manager capacita empresas de todos os tamanhos, no mundo inteiro, a adotar medidas significativas e acompanhar seu progresso nos objetivos globais.



A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi estabelecida pelos países-membros da ONU no fim de 2015. Foto: ONU

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi adotada pelos países-membros da ONU no fim de 2015. Foto: ONU




Com 10 anos de prazo para os países cumprirem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), foi lançada uma nova ferramenta online e gratuita de gerenciamento de impacto das empresas globalmente.



Disponível em cinco idiomas, o SDG Action Manager capacita empresas de todos os tamanhos, no mundo inteiro, a adotar medidas significativas e acompanhar seu progresso nos objetivos globais.



Desenvolvido pelo B Lab e pelo Pacto Global das Nações Unidas, o SDG Action Manager reúne a Avaliação de Impacto B do B Lab, os Dez Princípios do Pacto Global e os ODS com a intenção de viabilizar que empresas realizem ações significativas por meio de autoavaliação dinâmica, benchmarking e aprimoramento.



O SDG Action Manager, com acesso gratuito para empresas em todo o mundo, foi desenvolvido por meio do trabalho e retorno de várias partes interessadas, incluindo especialistas em sustentabilidade corporativa, a sociedade civil, a ONU e o mundo acadêmico.



É inspirado na comunidade de Empresas B Certificadas e nas empresas que participam do Pacto Global das Nações Unidas.



O SDG Action Manager foi desenvolvido com o generoso apoio financeiro dos seguintes parceiros: Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID), Generation Foundation, Centro Internacional de Pesquisa para o Desenvolvimento do Canadá (IDRC), Emmanuel Faber como doador individual, Bill & Melinda Gates Foundation, Robert Wood Johnson Foundation, e Skoll Foundation.



É importante que as empresas da América Latina e do Caribe participem e liderem uma transformação que vá além de apenas adaptar as práticas tradicionais aos ODSs, para também repensar modelos de negócios e fomentar a ação de uma voz coletiva, segundo o Pacto Global.



“Apesar do progresso real da comunidade empresarial, há um reconhecimento claro de que a ação ainda não está à altura do desafio. A comunidade empresarial tem um papel importante a cumprir na promessa de promover prosperidade compartilhada e duradoura para todos”, disse  a CEO e diretora-executiva do Pacto Global das Nações Unidas, Lise Kingo.



“Com base em nossa abordagem baseada em princípios, o SDG Action Manager foi desenvolvido para mobilizar o setor privado a tomar ações significativas e nos colocar de volta aos trilhos para alcançar a Agenda 2030.”



“Mudar o papel das empresas na sociedade sempre foi a essência da visão do B Lab. E agora, faltando apenas 10 anos para cumprir a Agenda de Desenvolvimento Sustentável para 2030, o papel das empresas não é mais apenas participar da busca pelos objetivos globais, mas liderar — usar o poder dos negócios para resolver os problemas mais urgentes do mundo e inspirar outras pessoas a fazer o mesmo”, disse o cofundador e CEO do B Lab Global, Andrew Kassoy.



“O SDG Action Manager é uma ferramenta única que ajuda as empresas a agir e melhorar continuamente essa ação e, em última instância, a usar suas empresas como força para o bem.”



O diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira, lembrou que ingressamos na Década da Ação, como definiu o secretário-geral da ONU, António Guterres.



“Não há mais tempo a perder quando se trata de atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O SDG Action Manager representa uma oportunidade real para que as empresas insiram de fato os ODS em suas estratégias de negócios, único caminho para avançarmos com a consistência e a velocidade necessárias.”



Para o cofundador do Sistema B Brasil e diretor-executivo do Sistema B Internacional, Marcel Fukayama, o setor empresarial pode e deve protagonizar a implementação da Agenda 2030. “De uma maneira objetiva e usando uma linguagem comum, o SDG Action Manager se apresenta como a alternativa mais concreta para as empresas medirem e desenvolveram seu caminho de progresso em direção ao principal compromisso dessa década.”



Clique aqui para acessar o SDG Action Manager.


Empresas contempladas