Organização Internacional da Aviação Civil diz que alvo por definir esta semana em Montreal deverá ser adotado na Assembleia em setembro; agência da ONU pede vontade política, inovação e ambição em favor da atuação conjunta e de longo prazo na indústria.
Pelo menos 119 países buscam definir uma nova meta de redução para as emissões de CO2 da aviação internacional de longo prazo em encontros nesta semana em Montreal, Canadá.
A partir desta terça-feira, a Organização Internacional da Aviação Civil, Icao, junta representantes de governos na rodada de quatro dias debatendo o alvo a ser adotado na 41ª Assembleia da agência agendada para setembro.
Viabilidade
As discussões terão como foco três cenários que serão colocados na mesa depois de um estudo de viabilidade que foi realizado a pedido dos Estados-membros. A análise sobre a redução de emissões esteve a cargo do Comitê de Proteção Ambiental da Aviação da Icao.
O presidente do Conselho da agência da ONU, Salvatore Sciacchitano, destacou que a reunião de alto nível “poderá demonstrar a determinação coletiva de se construir um futuro sustentável para a aviação internacional.”