• 09 de novembro de 2011
  • JORNAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
  • 993

ONU: China deve liderar esforços para reduzir impactos ambientais

A China deve desempenhar papel de liderança na redução dos impactos de desastres naturais, disse nesta terça (08) uma representante das Nações Unidas. A parceria com o setor privado pode ajudar significativamente na capacidade de lidar e se recuperar dos riscos ambientais.

Falando em uma reunião com empresários e líderes de negócios na China, a Representante Especial do Secretário-Geral para a Redução do Risco de Desastres, Margareta Wahlström, disse que o país pode ser um contribuinte notável para “promover as parcerias público-privadas na redução do impacto dos desastres naturais”.

De acordo com a Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UNISDR), a China teve o maior número de desastres registrados no ano passado no mundo. “Integrar a redução do risco de desastres no planeamento dos negócios contribui para a redução das perdas por desastres e ajuda a salvar vidas, empregos e infraestrutura”, disse Wahlström.

Ban Ki-moon, em reunião com empresários chineses, falou da importância da colaboração dos governos com o setor privado e ressaltou que este seria um fator-chave para o sucesso da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada no Rio de Janeiro em junho de 2012.

“Vamos trabalhar juntos para assegurar que a sustentabilidade empresarial tenha uma grande visibilidade na Rio+20″, disse Ban.

Empresas contempladas