ONU-Habitat lança debate global online sobre desperdício de água
Segundo agência, com eventos extremos do clima, água contaminada pode se tornar cada vez mais um risco à saúde pública; discussão na web segue até 17 de fevereiro.
O diretor-executivo do Programa da ONU para Assentamentos Humanos, ONU-Habitat, lançou nesta segunda-feira uma consulta global sobre qualidade e desperdício de água.
A discussão online tem como foco ideias para a agenda de desenvolvimento pós-2015, ano em que termina o prazo das Metas do Milênio.
Desperdício
Segundo Joan Clos, "é esperada que a população global exceda 9 bilhões de pessoas até 2050, com o maior crescimento em áreas urbanas de países em desenvolvimento, onde a infraestrutura é inadequada".
O chefe do ONU-Habitat destaca que o manejo da água e especialmente o desperdício são muitas vezes esquecidos nos debates políticos, "enquanto na realidade, é uma bomba-relógio prestes a explodir."
Joan Clos também afirma que com eventos climáticos extremos, "a água contaminada pode ser cada vez mais um risco sério à saúde pública e uma ameaça para a recuperação de desastres".
Eficiência
A alternativa indicada pelo diretor do ONU-Habitat é a ênfase na prevenção do desperdício de água, como forma crítica para garantir a eficiência do ciclo do recurso natural.
Clos cita que a melhor forma é reduzir o consumo de água para níveis aceitáveis e também diminuir a quantidade de poluentes prejudiciais que entram nos sistemas de água.
A consulta online coordenada pelo ONU-Habitat está aberta para qualquer pessoa no site Mundo Que Queremos 2015. Os participantes tem até 17 de fevereiro para contar suas visões e propostas para melhorar o manejo da água.
No fim de fevereiro, será realizada em Genebra uma reunião de alto nível sobre o tema, onde serão compartilhados os resultados do debate na internet.