• 04 de novembro de 2024
  • JORNAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
  • 480

ONU-Habitat promove Fórum Urbano Mundial para debater moradia e clima nas cidades

Maior conferência sobre urbanização sustentável do mundo será realizada de 4 a 8 de novembro, no Cairo, Egito. Inscrições estão abertas até 30 de outubro.


12ª edição celebra o tema "Tudo Começa em Casa: Ações Locais para Cidades e Comunidades Sustentáveis", levando o conceito de lar para toda a estrutura urbana.


Programação conta com mais de 500 painéis, sendo mais de 60 eventos com participação brasileira. São esperadas mais de 20 mil pessoas de 160 países.


Entre os dias 4 e 8 de novembro de 2024, a cidade do Cairo, no Egito, sediará a 12ª sessão do Fórum Urbano Mundial (WUF12), a maior conferência de urbanização sustentável do mundo e um dos maiores eventos não legislativos das Nações Unidas. Convocado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) em colaboração com o Governo da República Árabe do Egito, o Fórum espera atrair milhares de participantes de todo o mundo, incluindo representantes de governos nacionais, regionais e locais, líderes comunitários, urbanistas, empresas e organizações da sociedade civil. As inscrições estão abertas até 30 de outubro no site do evento.


Até o momento, já estão inscritos mais de 17 mil participantes de 160 países. A programação do WUF12 conta com mais de 500 painéis temáticos, além de um espaço expositivo com soluções urbanas inovadoras e da Semana Urbana do Cairo, que vai conectar o fórum à cidade e suas comunidades. As principais sessões do evento serão transmitidas ao vivo pela UN Web TV em todos os seis idiomas oficiais da ONU, bem como em Línguas de Sinais Internacional e Árabe.


Com o tema "Tudo Começa em Casa: Ações Locais para Cidades e Comunidades Sustentáveis", o WUF12 busca expandir o conceito de "lar" para além da estrutura física, enfatizando as dimensões culturais, sociais, econômicas e ambientais da vida urbana. O Fórum vai discutir como as cidades podem ser aproveitadas para acelerar o progresso global em direção ao desenvolvimento sustentável, promovendo políticas urbanas abrangentes, transformação de assentamentos informais, aprimoramento da governança e participação, além da formação de parcerias.


Entre os principais temas a serem abordados, estão:


Moradia adequada e transformação de assentamentos informais;
Cidades e a crise climática;
Parcerias e coalizões para conectar objetivos globais a realidades locais;
Financiamento local para o desenvolvimento sustentável;
Tecnologias para melhorar a qualidade de vida sem deixar ninguém para trás;
Construção de lares seguros diante de crises.
“Ao longo do Fórum, vamos abordar desafios cruciais, como habitação, uso do solo, planejamento urbano, governança e participação. Vamos ouvir diferentes partes interessadas e enfrentar questões-chave: como garantir moradia acessível para todas as pessoas, transformar assentamentos informais, e fortalecer a resiliência climática,” ressalta a Subsecretária-Geral das Nações Unidas e Diretora-executiva do ONU-Habitat, Anacláudia Rossbach. “Precisamos construir parcerias fortes para soluções melhores diante da crise habitacional global”, acrescenta.


Participação brasileira – Mais de 60 eventos contam com a representação de instituições brasileiras. A delegação do país inclui governos municipais, estaduais e federal, além de instituições do terceiro setor, academia e sociedade civil.


Retorno histórico à África - A 12ª edição do Fórum retorna ao continente africano pela primeira vez desde 2002, quando foi realizada sua primeira edição em Nairóbi, no Quênia. Em um momento em que a África passa por uma rápida urbanização, o evento tem grande relevância para a região. A população africana deve quase dobrar nos próximos 30 anos, com seis grandes cidades superando os 10 milhões de habitantes até 2035. Cidades como Luanda, Dar es Salaam, Cairo, Kinshasa, Lagos e Grande Joanesburgo estão no caminho para se tornarem importantes centros metropolitanos, segundo o relatório EIU African Cities 2035.


À medida que a África desponta como a região que mais se urbaniza, o WUF12 se concentrará na construção de fortes coalizões para enfrentar os desafios globais impostos pela crise habitacional e pelas mudanças climáticas.


O WUF12 não se limitará a discussões, mas será um chamado para que os participantes levem para casa soluções inovadoras, boas práticas e inspiração. É um apelo para liderar a mudança transformadora localmente, juntos e agora.


As inscrições estão abertas até o dia 30 de outubro pelo site: wuf.unhabitat.org


Sobre o Fórum Urbano Mundial - Criado em 2001 pelas Nações Unidas, o Fórum Urbano Mundial é a principal conferência global sobre urbanização sustentável, que discute os impactos da urbanização rápida nas cidades, comunidades, economias e mudanças climáticas. Desde sua criação, o WUF já foi sediado em várias cidades ao redor do mundo, com a primeira edição realizada em Nairóbi, Quênia, em 2002. Nesta edição, o evento tem o patrocínio do Primeiro-Ministro e dos Ministérios de Desenvolvimento Local e de Habitação, Serviços e Comunidades Urbanas do Egito.


Sobre o ONU-Habitat - O ONU-Habitat é a entidade das Nações Unidas responsável pela urbanização sustentável, com programas em mais de 90 países, apoiando formuladores de políticas e comunidades na criação de cidades e vilas social e ambientalmente sustentáveis. O ONU-Habitat promove a transformação urbana por meio de conhecimento, aconselhamento político, assistência técnica e ação colaborativa.


 

Empresas contempladas