O avanço da desertificação na Caatinga do Seridó potiguar foi o tema da reunião entre o Ibama e a secretaria do Meio Ambiente do município de Caicó (RN). Na pauta, encontrar soluções e fortalecer as ações de preservação e de manejo sustentável do bioma.
A reunião, que aconteceu na terça-feira (25), contou com a presença do superintendente do Ibama/RN, Rivaldo Fernandes, e do secretário do Meio Ambiente do Município de Caicó, Nildson Dantas,
Ficou acertado entre os representantes das instituições a realização de uma audiência pública, que reunirá especialistas, lideranças políticas e a comunidade local para discutir estratégias de combate à degradação ambiental da Caatinga. Reforçando, assim, o compromisso com o desenvolvimento de políticas públicas que garantam a proteção ao meio ambiente na região.
Agravada pelas mudanças climáticas e pela exploração inadequada dos recursos naturais, a desertificação representa uma ameaça real à biodiversidade e à segurança hídrica da região. Com o apoio do Ibama, a meta é fortalecer a fiscalização ambiental, promover boas práticas de uso do solo e incentivar projetos sustentáveis que possam reverter os danos já causados ao ecossistema local.
Outras ações sobre a Caatinga
Em 18 de junho de 2024, o Ibama aprovou uma proposta de resolução sobre Manejo Florestal Sustentável da?Caatinga, junto ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), e estabeleceu parâmetros que garantem a sustentabilidade da exploração florestal, respeitando a capacidade de regeneração dos ecossistemas nativos.
Assim, o manejo passa a ser calculado de acordo com a produtividade local, a correlação com a pluviosidade, constituindo uma tabela de referência a partir das curvas pluviométricas do bioma e influência das chuvas na exploração sustentável da Caatinga. A resolução também inclui o resultado de pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sobre a criação animal em áreas manejadas: é definida uma capacidade de suporte para cada tipo de animal nos diferentes estágios vegetacionais do bioma, de forma a não prejudicar a regeneração da vegetação.