• 02 de maio de 2013
  • JORNAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
  • 693

Pesquisa em Rondônia busca entender como pastagens produtivas incentivam processos de migração para fronteiras agropecuárias

A pesquisa pretende identificar como as técnicas de produtividade da pecuária estão relacionadas com decisões de uso da terra e processos de migração para regiões de colonização recente


O IPAM está apoiando a pesquisa “Pecuária sustentável? Intensificação do uso da terra, migração de fronteira e desmatamento na Amazônia”, realizada como projeto de doutorado do pesquisador da London School of Economics and Political Science, Petterson Vale. O estudo visa entender a dinâmica recente da pecuária do estado.

Através de entrevistas com pecuaristas de municípios de Rondônia, a pesquisa irá coletar dados sobre fazendas de todas as escalas (pequenas, médias e grandes) para identificar se pastagens mais produtivas, com maior valor de mercado, incentivam pecuaristas menos capitalizados a venderem ou arrendarem suas terras nessas localidades e migrarem para regiões de fronteira agropecuária.

As entrevistas serão realizadas durante a 34ª campanha de vacinação do IDARON em Buritis, Cacoal, Campo Novo, Cujubim, Guajará-Mirim, Machadinho, Ouro Preto, Quinto-Bec, Rondominas, Santana do Guaporé e São Miguel do Guaporé. Os dados serão coletados de forma anônima e utilizados exclusivamente pelas instituições que estão implementando a pesquisa.

Nesta primeira etapa, realizada entre os dias 15 e 21 de abril, o pesquisador do IPAM, Dr. Marcelo Stabile, acompanhou visitas às unidades do IDARON em Cacoal, São Miguel do Guaporé e Ouro Preto, com o objetivo de apresentar o projeto aos Diretores e solicitar o apoio da instituição para a execução do trabalho. Na mesma semana foi realizado o recrutamento de pesquisadores de campo e também alguns testes para análise e adequação de perguntas da entrevista.

Nos dia 19 e 21 de abril, os pesquisadores realizaram treinamentos, nos municípios de Ji-Paraná e Machadinho, para orientar os pesquisadores de campo selecionados sobre a importância do questionário, bem como o tratamento a ser dado aos produtores, procedimentos que devem ser realizados antes, durante e depois da entrevista, e utilização do programa Quantum GIS na identificação das propriedades.

Participam do projeto Petterson Vale, Economista e Pesquisador na LSE, Reino Unido, Andrea Azevedo e Marcelo Stabile, Pesquisadores do IPAM, Diana Weinhold, Professora de Economia do Desenvolvimento na LSE, Daniel Andrade e Henrique Neder, Professores do Instituto de Economia da UFU, e Leonardo Araújo, Economista e Analista da Embrapa Rondônia

Empresas contempladas