A Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica apresentou o primeiro esboço de um plano preservação da natureza. A proposta inclui 21 metas para serem cumpridas até 2030.
Um dos objetivos é conservar e proteger pelo menos 30% das terras e dos oceanos. A plataforma propõe ainda reduzir o uso de pesticidas em dois terços e eliminar completamente a poluição causada por plásticos.
Espécies
Outra proposta é redirecionar ou eliminar os subsídios nocivos à biodiversidade, com um corte de pelo menos US$ 500 bilhões por ano.
Em relação às espécies em risco, a meta é reduzir o risco de extinção em pelo menos 10%. A Convenção quer ainda a diversidade genética dos animais selvagens e domésticos, garantindo um número maior de espécies que mantêm 90% da sua diversidade genética.
Coral Reef Image Bank/Yen-Yi Lee Proposta deve ser apresentado aos 196 países-membros da Convenção em reunião marcada para outubro
Produção e Consumo
Uma outra meta do plano é educar as pessoas, para que façam escolhas de consumo responsáveis e assim, o desperdício de comida e de outros materiais seja reduzido pela metade.
Em relação aos negócios, sejam públicos ou privados, fica a proposta de que reduzam pela metade os impactos à biodiversidade e tenham sempre práticas de produção sustentáveis.
Arquivo de Imagens de Recifes de Coral / Michel Roux Uma tartaruga nada no oceano na Martinica, no Caribe.
A Convenção da ONU sobre Biodiversidade Biológica espera que o conjunto de metas torne possível “para a humanidade viver em harmonia com a natureza” até 2050.
Segundo a plataforma, o plano já está sendo traçado há dois anos e continuará sendo refinado, antes de ser apresentado aos 196 países-membros numa reunião marcada para outubro, na China.