• 01 de dezembro de 2011
  • JORNAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
  • 819

Pnud apoia produção sustentável do açaí na Amazônia

Mais de sete mil pessoas envolvidas na produção de açaí na Amazônia receberão capacitação para cultivar a fruta de maneira sustentável. Além de promover a preservação dos recursos naturais da floresta, os produtores poderão dobrar o rendimento das áreas cultivadas e aumentar os lucros em 40% até 2016. Estima-se que mais de 1,2 milhão de hectares de florestas serão preservadas.

O programa é apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em parceria com empresa norte-americana Sambazon. Esses produtores brasileiros estão entre os beneficiados do Business Call to Action (BCtA), uma iniciativa para estimular o setor privado a ajudar nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

“Como a demanda mundial de açaí continua a subir, esta iniciativa vai ajudar a promover uma cadeia de valor sustentável e assegurar o fornecimento adequado de frutas orgânicas”, destacou o diretor-executivo da Sambazon, Ryan Black.

A coordenadora de planejamento e gestão estratégica do Pnud, Maria Celina Berardinelli Arraes, avaliou que o setor privado desempenha um papel cada vez mais importante em relação aos ODM e à construção de um mundo mais equitativo e ambientalmente sustentável. “Os custos gerados pela iniciativa social da Sambazon de capacitar os trabalhadores serão recuperados. Com isso, ganham ambos, a empresa e os trabalhadores. E ainda há um terceiro beneficiado, que é o meio ambiente”, observou Maria Celina.


Empresas contempladas