• 08 de junho de 2015
  • JORNAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
  • 681

Projeto Tamar abre ninhos de tartaruga-de-pente em Natal/RN

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, e com o propósito de conscientizar crianças e adultos para a preservação das tartarugas marinhas, o Projeto Tamar vai promover a abertura de um ninho da tartaruga-de-pente na orla de Natal. Será a partir das 16h30 desta terça-feira (9) no Vale das Cascatas, ao lado do Hotel Pestana, na Via Costeira, avenida que dá acesso aos principais hotéis da cidade.

No Rio Grande do Norte, o Tamar monitora 42 quilômetros de praias. Em época de desova, são encontrados 800 ninhos e cerca de 40 mil filhotes de várias espécies. A mais comum no litoral potiguar é a tartaruga-de-pente. Segundo o projeto, o estado é o principal nascedouro da espécie em todo o Atlântico Sul. Quase 98% dos ninhos encontrados no RN são da tartaruga-de-pente.

A tartaruga-de-pente vive em média entre 80 e 100 anos. Em cada postura é depositado no ninho cerca de 140 ovos. Os filhotes nascem após 50 dias. A cada mil filhotes, apenas um ou dois conseguem sobreviver até a fase adulta, quando voltam à praia onde nasceram

Empresas contempladas