Declaração destaca que assumir a responsabilidade pelo planeta é uma necessidade existencial
Um grupo de renomados cientistas, entre eles onze ganhadores do Prêmio Nobel, publicaram nesta quinta-feira (29) um apelo à sociedade pós-Covid, pedindo a todos países para tomarem medidas emergenciais e abrangentes de proteção aos ecossistemas e de combate às mudanças climáticas. Os especialistas argumentam que é necessário, mais do que nunca, “reinventar nossa relação com o planeta Terra”.
A publicação do documento ocorreu durante o encerramento da Cúpula dos Vencedores do Prêmio Nobel, evento que durou de três dias e neste ano teve como tema central “Nosso Planeta, Nosso Futuro”. A declaração destaca que assumir a responsabilidade pelo planeta é uma “necessidade existencial”, e que atualmente a humanidade enfrenta não uma, mas pelo menos cinco crises: uma pandemia global, crise de desigualdade, crise ecológica, crise climática e de informação. Todas elas, disseram os signatários, estão conectadas e “ameaçam os enormes ganhos que obtivemos no progresso humano”.
“O futuro de toda a vida neste planeta exige que nos tornemos administradores eficazes dos bens comuns globais – clima, gelo, terra, oceano, água doce, florestas, solos e uma rica diversidade de vida que regula o estado do planeta e se combina para criar um sistema de suporte de vida único e harmonioso”, escreveram.
Coordenado pelo ganhador do Nobel e vice-reitor da Universidade Nacional Australiana Brian Schmidt, o comunicado concluiu:
“Políticos e cientistas devem trabalhar juntos para fazer a ponte entre as evidências científicas, a política de curto prazo e a sobrevivência de toda a vida neste planeta na época do Antropoceno. O potencial de longo prazo da humanidade depende de nossa capacidade hoje de valorizar nosso futuro comum. Em última análise, isso significa valorizar a resiliência das sociedades e a resiliência da biosfera da Terra”.
A declaração vem exatamente uma semana após a conclusão da Cúpula de Líderes convocada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na qual diversos países se comprometeram com ações mais firmes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Na ocasião, 101 ganhadores do Prêmio Nobel de diferentes regiões do mundo já haviam publicado uma carta aberta em que apelam aos líderes globais para que mantenham os combustíveis fósseis debaixo da terra e para avançar em um compromisso real com a ação climática.
Leia o documento completo aqui.