• 28 de setembro de 2017
  • JORNAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
  • 1252

SEFAC Inicia projetos de pesquisa e desenvolvimento com a FGV Energia

A área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da SEFAC (Serra do Facão Energia S/A) contará com a experiência e a competência de uma das mais renomadas instituições de ensino do País. No mês de agosto, a Empresa iniciou pesquisas para dois projetos de P&D regulados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), apresentados pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) Energia. Em ambos, o trabalho será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) – Campus Catalão e a Jordão Engenharia Ltda. 



Um dos projetos, “Seleção de Rota Tecnológica para Aproveitamento Energético Integrado de Resíduos Florestais Lenhosos, oriundos de Desmatamento de Reservatórios e de Podas de Árvores com Descartes Industriais de Madeira”, será realizado na fase de pesquisa aplicada da cadeia de inovação, com duração prevista de 12 meses, a fim de investigar e selecionar a rota tecnológica mais adequada para o aproveitamento energético integrado dos resíduos de madeiras florestais com os resíduos de madeiras industriais. Para este projeto estão envolvidos, além da FGV, da Jordão Engenharia Ltda e da UFG, também o Instituto SENAI de Química Verde. 



O outro projeto,Replica Panerai Watches “Aproveitamento Energético do Biogás obtido por Processo de Biodigestão Anaeróbia de Dejetos Bovinos, aditivados com Efluentes Orgânicos da Agroindústria”, será realizado na fase de desenvolvimento experimental da cadeia de inovação, com duração prevista de 24 meses. Ele será executado em uma propriedade rural de Catalão, localizada na “Fazenda Ribeirão”. Nessa propriedade, disponibilizada pela Agropecuária Frezza, em cooperação com a SEFAC, ficará a parte física da pesquisa, onde serão verificados os resultados da adição dos resíduos de processos produtivos da agroindústria local no processo de geração de biogás a partir da biodigestão de dejetos bovinos. O objetivo é avaliar os efeitos da combinação de resíduos de processos produtivos da agroindústria local, oriundos de fábricas locais de laticínios, abatedouros de bovinos, aterro sanitário e, se possível, também de usinas de álcool e açúcar. Para a execução deste projeto estão envolvidos, além da FGV, Jordão Engenharia Ltda e UFG, também a UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense. 



Responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Serra do Facão, a SEFAC quer fortalecer sua área de P&D para obter informações destinadas a melhorar a gestão ambiental e dispor de novas tecnologias para aprimorar a eficiência energética. 



O binômio desenvolvimento econômico e preservação ambiental é o principal valor praticado pela SEFAC. Não basta, portanto, apenas cumprir projetos previstos no Programa de P&D da ANEEL. O desafio é implantá-los de modo a promover melhorias que deverão ser sentidas e percebidas pela população e que são imprescindíveis para a preservação do meio ambiente.



 


Empresas contempladas