• 05 de junho de 2018
  • JORNAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
  • 1003

Semana do Meio Ambiente para você refletir, colaborar e celebrar

Por Amanda Carolina



No dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente em Estocolmo na Suécia, essa reunião durou até o dia 16 e congregou com a presença de chefes de 113 países e de 400 instituições, com o objetivo de promover atividades de Proteção e Preservação do Meio Ambiente, e alertar a sociedade como um todo de cada país, por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente e ao longo dos anos, tornou-se uma das maiores plataformas globais de divulgação pública, celebrada por milhões de pessoas em mais de 100 países.



Foram estabelecidos princípios para orientar a Política Ambiental em todo planeta:




  • Direitos humanos;

  • Gestão de Recursos Naturais;

  • Prevenção da poluição;

  • Meio ambiente e desenvolvimento bélico.



Além disso, ficou evidente a necessidade que cada país participante de construir as leis e decisões judiciais que dão sustentação própria, voltado para a preservação do Meio Ambiente.Destacamos o artigo 225:



“todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.



No Brasil esta Semana de Conscientização foi criada, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, sendo ela a Semana Nacional do Meio Ambiente começa em 1 de junho e vai até 5 de junho, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.



Nessa Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Apesar do grande avanço que a Conferência representou, não podemos afirmar, no entanto, que todos os problemas foram resolvidos a partir daí.



No presente momento, é de grande preocupação em torno do Meio Ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.



Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. Destacando o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. Mas os problemas ambientais e a importância da Preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis, mas que precisamos ressaltar os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.



Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência. Esses problemas e outros poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais.



Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial. Entretanto, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários.



Apesar de muitos acreditarem que a mudança deve acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo, é fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique seus direitos e deveres. Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos mudar o quadro atual.



O dia é celebrado de inúmeras maneiras, desde ações de limpeza de praia e plantio de árvores até a convocação de funcionários e parceiros para se envolverem e fazerem a sua parte. É também um ótimo momento para mostrar sua contribuição para a sociedade. É o dia das pessoas fazerem algo positivo para o Meio Ambiente, com o objetivo de aproveitar ações individuais e transformá-las em um poder coletivo que tenha um legado de impacto real e duradouro no planeta.



O que você pode fazer para o Dia do Meio Ambiente




  • Ajude a limpar uma praia;

  • Faça coisas com material reciclado;

  • Plante uma árvore ou uma mini horta em sua casa;

  • Utilize materiais reciclados;

  • Comece a separar o lixo para ser reciclado;

  • Ajude a limpar um parque público.

  • Palestras nas escolas;

  • Workshops abertos ao público sobre reciclagem doméstica;

  • Apresentação de projetos de Eco-Sustentabilidade;

  • Conscientização da população para o Consumo Sustentável;

  • Plantio de mudas de árvores em campos e parques públicos.



 


Empresas contempladas