• 18 de março de 2025
  • JORNAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
  • 38

Servidores do Ibama são homenageados pelo MMA no Dia Nacional dos Animais

Oito servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que se destacaram pela atuação em defesa da fauna no ano passado foram homenageados nesta sexta-feira (14) pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). O reconhecimento deveu-se, em especial, ao trabalho efetuado na Operação Arca de Noé, que prestou atendimento aos animais afetados pelos incêndios no Pantanal e pelas enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul.


“Parabéns por fazerem a diferença na vida desses animais e pela dedicação profissional de vocês!”, exclamou a Diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais do MMA, Vanessa Negrini. A homenagem foi feita durante a celebração pelo Dia Nacional dos Animais, no auditório do ministério.


Presente na ocasião, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, lembrou que o Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo. “Das 1,5 milhão de espécies de fauna no mundo, 116 mil espécies estão presentes no país”, afirmou o presidente. Dessas, 1.254 espécies estão em risco de extinção, devido a sérias ameaças à fauna, dentre elas, o tráfico de animais, a perda de habitat, a introdução de espécies invasoras, a poluição e as mudanças climáticas.


Agostinho destacou diversas ações do Ibama em prol da conservação da fauna, como a rede de Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que conta com 24 unidades no país. “Em abril, vamos inaugurar mais um Cetas, dessa vez, no Pará”, anunciou. Ele destacou ainda outras iniciativas, a exemplo do Programa Quelônios da Amazônia (PQA) e o Programa de Manejo e Conservação do Pirarucu.


A programação do Dia Nacional dos Animais incluiu, ainda, uma exposição sobre fauna, com a participação do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); a assinatura de parcerias estratégicas para fortalecer a proteção e o bem-estar animal no país; além de um painel sobre a implementação do Cadastro Nacional de Animais Domésticos.

Empresas participantes